Curto Técnico dos ACSs - Página Inicial

Curso de Formação Técnico em Agente Comunitário de Saúde

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

MOSTRA TCC

Do dia 10 a 13 de setembro, acontecerá a Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso de Formação Técnica em Agente Comunitário em Saúde do Recife, das 8h às 17h, no Ginásio de Esportes Geraldão, localizao no bairro da Imbiribeira. Será um espaço para compartilhar as produções relativas aos trabalhos de intervenção realizados pelos ACS, nos seus rerspectivos territórios, como também de debater os desafios da atenção básica do município. Na Mostra haverá espaços para debates, mostra de trabalhos, apresentações culturais e exposição de artes, discutindo temas ligados a saúde do município. A Mostra contará com 11 eixos temáticos, nos quais as apresentações dos TCC se dividirão de acordo com o tema.


Todos os ACS matriculados no curso devem estar presentes no evento em horário integral, pois a Mostra contará como parte da carga horária do curso. Será passada ata de freqüência do curso diariamente em dois turnos (manhã e tarde).
- A programação da Mostra de TCC será : 
10/09 – Segunda Feira Manhã - Ginásio do Geraldão
Mesa de abertura da mostra
Mesa redonda: O ACS e o SUS: uma história a ser contada
10/09 á tarde até 13/09 manhã –  Complexo do Geraldão
Espaços descentralizados - Apresentação dos TCC nos espaços divididos por tema

13/09 Tarde
Mesa redonda : Perspectivas para o trabalho do ACS no fortalecimento da atenção básica no SUS.

14/09
Manhã e tarde
Atividades descentralizadas nos distritos

- Todos os TCC deverão ser apresentados no evento.  Na apresentação não será obrigatória a fala de todos os componentes do grupo.
- Os TCC serão apresentados dentro das 11 temáticas, de acordo com a escolha dos componentes do grupo mediante planilha previamente repassada em sala de aula junto aos docentes e representantes de turma. As temáticas são as seguintes:  

Estes espaço serão divididos conforme a seguir:
  1. Atenção à saúde dos agravos prevalentes no Recife
Este eixo abordará os trabalhos cuja temática esteja voltada aos agravos prevalentes no Recife como hipertensão, diabetes, hanseníase, tuberculose, dengue, filariose e leptospirose, buscando enfocar as ações desenvolvidas na atenção e prevenção a esses agravos de forma individual e coletiva.
  1. Gênero, corpo e sexualidade
Este eixo será constituído pelos temas voltados para a saúde do corpo com enfoque no gênero e na sexualidade.
  1. Saúde do Idoso
Será constituído pelos temas voltados para a atenção e promoção a saúde do idoso de forma individual ou coletiva.
  1. Saúde Bucal
Neste eixo serão contemplados os trabalhos voltados para promoção da saúde bucal em todas as idades.
  1. Saúde Mental
Este eixo será formado pelos trabalhos voltados para promoção da saúde mental na comunidade e para as ações direcionadas para a prevenção do uso abusivo de álcool e outras drogas.
  1. Saúde da criança e do adolescente
Neste eixo, estarão contemplados os temas voltados para a atenção, promoção e prevenção da saúde da criança e do adolescente de forma individual ou coletiva.
  1. Educação Popular em Saúde
Este eixo contemplará as atividades que utilizem como metodologia de trabalho a educação popular.
  1. Promoção da saúde e qualidade de vida
Este eixo será formado pelos trabalhos voltados para a atuação do ACS na promoção da saúde, adoção de hábitos saudáveis, práticas integrativas, atividade física, entre outras.
  1. Desenvolvimento sustentável e reciclagem de lixo
Neste eixo estarão os trabalhos que tragam experiências em ações voltadas para preservação/recuperação do meio ambiente, reciclagem de lixo, reaproveitamento de materiais, entre outros.
  1. Processo de trabalho
Este eixo tratará dos trabalhos que enfoquem experiências relevantes ou inovadoras com relação ao processo de trabalho do ACS e da equipe.

11- Mostra áudio visual

Aqui serão apresentados os TCC com formato de vídeo ou similar.

PARA VER SE SEU TRABALHO ESTÁ UM DESTES EIXOS E CONFERIR TODA A PROGRAMAÇÃO CLIQUE AQUI

- As 11 temáticas serão subdividas em 10 espaços dentro do Complexo do Geraldão, que estarão funcionando ao mesmo tempo durante os dias do evento.

PARA VER A PLANILHA DE DISTRIBUIÇÃO E LOCALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS CLIQUE AQUI

- Cada TCC terá em média 20 minutos para apresentação, seja qual for o formato escolhido. - Todos os trabalhos, independente do formato de sua apresentação, terão que ter algum tipo de apresentação oral dentro da Mostra;

- A apresentação dos TCC é livre em seu formato, porém é importante que possam abordar: O que é (descrição da atividade), onde e com quem foi realizado, como foi realizado, os principais resultados encontrados, e a importância deste trabalho após ser realizado. No dia e horário da sua apresentação, é importante que o grupo chegue ao local com antecedência.

- Cada TCC será apresentados dentro das temáticas em um único turno ( manhã ou tarde) no  dia designado juntamente com outros TCC com temática parecida. Durante os outros momentos da Mostra, que não for o da apresentação do seu TCC, cada ACS estará livre para  assistir as outras apresentações que estarão ocorrendo durante os dias do evento.

- Para quem for apresentar o TCC no formato de vídeo é importante que o vídeo seja entregue com antecedência à Coordenação do Curso (até o dia 04/09), através do apoiador operacional ou diretamente à Coordenação, para que seja garantida a exibição do mesmo na Mostra, já que o arquivo do vídeo tem que ser ajustado às características de cada computador.

- Os TCC apresentados em forma de vídeo terão que se adequar ao tempo médio de 20 minutos de cada apresentação e terão que conter alguma exposição oral sobre o trabalho desenvolvido.

- Caso o vídeo seja maior que o tempo médio de 20 minutos o mesmo deve ser editado com as partes principais para sua apresentação, e o vídeo original terá sua apresentação garantida em tempo integral na Mostra de vídeo prevista no evento, se assim for de interesse do grupo.

- Aqueles que escolheram mais de uma forma de apresentação terão que se adequar ao tempo médio de 20 minutos.

- Os TCC que forem apresentados em data show deverão ser salvos em apresentação de Power point ou Word, em formato de arquivo 97 –  2003, e levados em um pen - drive por algum membro do grupo no dia e turno de sua apresentação.

- O dia e turno de apresentação de cada TCC será disponibilizado no site do curso e entregue á cada representante de turma.  CASO NÃO ENCONTRE SEU TRABALHO DENTRO DA PROGRAMAÇÃO, OU CASO SEU TRABALHO ESTEJA INCLUIDO EM ALGUMA TEMÁTICA OU FORMA DE APRESENTAÇÃO QUE NÃO SEJA A QUE FOI ESCOLHIDA,  SOLICITAMOS QUE ENTRE URGENTEMENTE EM CONTATO COM A COORDENAÇÃO DO CURSO.

- Qualquer dúvida sobre a Mostra pode ser solicitada à Coordenação Municipal do CTACS no telefone 33551705, e no site susrecife.com

Esperamos que este espaço contribua para o debate em torno dos desafios do SUS municipal e para o fortalecimento da profissão do ACS, ciente de sua importância no cuidado à saúde nas comunidades do Recife

“O sonho que se sonha só, é só o sonho que se sonho só. Mas o sonho que se sonha junto é realidade”

John Lenon

Nenhum comentário:

Postar um comentário