Curto Técnico dos ACSs - Página Inicial

Curso de Formação Técnico em Agente Comunitário de Saúde

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Apresentação


Caro estudante e caro professor, a Secretaria Municipal de Saúde do Recife, por meio das Diretorias Geral de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde e Geral de Atenção a Saúde, tem o prazer de recebê-lo no ingresso das II e III Etapas Formativas do Curso de Formação Técnica de Agentes Comunitários de Saúde.

Estas Etapas estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Escola de Saúde Pública de Pernambuco) e com a Universidade de Pernambuco (Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças). A Secretaria de Saúde do Recife contou também com a participação dos trabalhadores, através de sua entidade representativa: SINDACS-PE, no processo de construção deste curso.

O município do Recife vem, nos últimos anos, investindo no fortalecimento da atenção básica em saúde no sentido de consolidá-la para ser o centro ordenador da rede de atenção à saúde. Desta forma, além do intenso investimento na ampliação da cobertura vêm adotando estratégias de qualificação, com destaque para as atividades de educação permanente.

Considerando o reconhecimento de que o Agente Comunitário de Saúde é o operador da concepção de saúde como direito e o principal mediador entre o sistema de saúde e a população, bem como seu papel vem sendo cada vez mais ampliado, tornando-se complexo e abrangente, este curso vem contribuir na formação de profissionais na perspectiva das novas competências a serem adquiridas, visando, compromisso com os princípios da universalidade, equidade e integralidade e qualificação da atenção à saúde. 
Esperamos que este espaço o auxilie no esclarecimento de possíveis dúvidas ao longo do curso, além de orientá-lo sobre sua atuação e atribuições. A equipe envolvida com o projeto estará à disposição para ajudá-lo neste novo percurso formativo trabalhando com o objetivo de tornar essa experiência potente na missão de qualificar o trabalho na saúde.

Um comentário:

  1. O que nos deixa frustrados é saber que no final do curso teremos um aumento irrisório de apenas 4,5 por cento em cima do básico......

    ResponderExcluir